quinta-feira, 18 de agosto de 2016

A Recepção Literária na Invenção da Wicca: um panorama contextual

No contexto entre-guerras, o afloramento da contracultura, movimentos nacionalistas e literários, se fez acompanhar, na Inglaterra, pelo inicio de nova religião. A Wicca, esta nova expressão religiosa, centrada na bruxaria e no paganismo, se revelou profundamente marcada pelo contexto histórico de seu surgimento. No presente estudo busca-se analisar este complexo contexto, buscando compreender as características desta religião a partir de suas diversas influências, sejam estas contraculturais, literárias ou antropológicas.

A tradição neopagã da Wicca, objeto deste estudo, pode ser definida como uma religião de Mistérios e veneração à natureza com suas crenças, práticas e profunda filosofia centrada no Paganismo (Prieto, 2009, p.8). É uma crença mágico-religiosa, isto é, acredita na magia, possui uma estrutura baseada na adoração a um Casal Divino, a Deusa e o Deus; não é proselitista, isto é, não busca novos membros nem possui pregação, assim como não possui um templo específico, embora seja uma religião já oficializada nos Estados Unidos da América.

Jean Duarte, em sua dissertação de mestrado, nos dá alguns números relevantes a serem analisados: mais de 400 mil praticantes de neopaganismo, mais de 350 festivais neopagãos anuais e pelo menos 5000 websites destinados ao assunto. Estes números foram retirados da obra da jornalista americana Morgot Adler, Drawing Down the Moon, e diz respeito apenas aos Estados Unidos em 2006. Duarte afirma ainda que o neopaganismo, mesmo sendo umas das religiões que mais se expande, é uma das manifestações religiosas menos estudadas pelos pesquisadores acadêmicos (DUARTE, 2003, p.4). Estes dados são um reflexo de um campo ainda pouco explorado historicamente e que urge conhecer, pois a história do neopaganismo como manifestação religiosa ainda é repleta de lacunas tanto para a história tanto para os próprios praticantes.

Entender a Wicca através de seu contexto histórico foi o maior objetivo para a realização deste trabalho, realizado como teste como conclusão de curso ao final da graduação em história. 
Este trabalho foi publicado na Revista Ateliê de História e pode ser acessado pelo link:

http://revistas2.uepg.br/index.php/ahu/article/view/8071/4784

Ou pelo 4share através do link:

http://www.4shared.com/web/preview/pdf/1CIX0d5rce?

Nenhum comentário:

Postar um comentário